Saiba mais sobre nosso município...

Luminárias está estrategicamente situada entre os municípios de Carrancas e São Thomé das Letras, na confluência entre o Campo das Vertentes e o Sul de Minas. Integrante da ICR Encantos de Minas e da Rota da Estrada Real e dotada de grande potencial natural e cultural, com ambos ainda conservados, a cidade vem se destacando como um dos mais novos redutos do turismo sustentável de Minas Gerais. Com suas maravilhosas serras repletas de lindas cachoeiras, cavernas de quartzito, rios com corredeiras e piscinas naturais, o município também tem total vocação para prática de esportes de aventura como espeleoturismo, boiacross, corrida de montanha, rapel, trekking, hiking, travessias, observação de pássaros, ciclismo, enduro de regularidade, entre outras.
Além de todo potencial natural, merece destaque também seu rico patrimônio cultural como as Folias de Reis, cavalgadas, modas de viola, as cachaças, queijos e cafés artesanais, o famoso frango caipira com quiabo e o torresmo mineiro preparados no fogão a lenha, além do prato típico da cidade, o macadame.
Luminárias também é destaque na educação, sendo referência na região, e, sem dúvida alguma, sua principal marca é a hospitalidade única do povo luminarense, acolhedor e fraternal.
Entre os principais atrativos turísticos se destacam a “Serra das Luminárias”, que deu origem ao nome da cidade e onde, segundo contam os mais antigos, apareciam pontos luminosos de origem desconhecida.
O munícipio é um local único, mágico e fascinante, de uma energia que rejuvenesce e oferece momentos inesquecíveis.
Vale a pena conhecer a cidade que brilha!


Em nossos atrativos é expressamente PROIBIDO - Lei Municipal 1.283/2017. -Produzir qualquer tipo de alimento (especialmente churrasco) -Camping selvagem no entorno. -Utilizar som automotivo ou qualquer aparelho sonoro. - Coleta de qualquer espécie nativa da flora local. Recolha seu lixo ao deixar os locais! Se presenciarem alguma atitude que viole nossa lei municipal, enviem informações via WhatsApp de Receptivo Turístico (35) 3226-1502