Você sabia que muitas pessoas confundem o Pico do Gavião com a Pedra do Gavião?
O Pico do Gavião é um ponto culminante com aproximadamente 1500 m de altitude, oferece uma visão panorâmica 360° de toda região.
Do alto é possível observar nossa cidade vizinha São Tomé das Letras, a Serra do Papagaio em Aiuruoca, as serras de Carrancas e as nossas Serras de Luminárias.
A região do pico é ampla e cheia de formações rochosas muito bonitas, vale a pena observar e, claro, buscar a pedra do gavião. Trilha relativamente simples, se conseguir chega de carro até perto.
Tudo isso sem contar as formações rochosas que mexem com a imaginação, e uma delas é a “𝗣𝗲𝗱𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗚𝗮𝘃𝗶ã𝗼” que fica uns 700 metros da divisa com São Thomé das Letras quando se está chegando de carro pelo lado do Sobradinho próximo à uma cerca de arame liso.
Geograficamente está situado no município de Luminárias MG, e pode ser acessado a partir de Sobradinho de Minas.
É propriedade do Exército Brasileiro que tem unidade (EB) em um dos flancos da serra voltado para Luminárias o Campo de Instrução Especial da ESA (Escola de Sargentos e Armas), sediada no município vizinho de Três Corações.
A ESA permite o acesso público a Pedra e Pico do Gavião só é permitido de 08h às 16hs e com a presença de um guia ou condutor de Turismo devidamente cadastrados junto à Coordenadoria de Turismo com 05 dias de antecedência via WhatsApp 35 3226 1502 .
Experiência única em uma paisagem de tirar o fôlego.
Descubra, conheça, visite Luminárias/MG, vale à pena ir a este monumento natural, uma beleza que surpreende aos olhos, ao observar pedras tortas de diferentes formas…”