A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias começou a ser construída por volta de 1942, quando atendiam à Paróquia, os padres da Congregação Dehonista, dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, os Dehonianos, de Lavras.
Eram padres, em sua maioria vindos da Alemanha, após a primeira Guerra Mundial e durante a Segunda Guerra Mundial. A Congregação foi denunciada como espiã e seus sacerdotes, temendo o avanço da guerra, que posteriormente se concretizou, se mudaram para vários países, a maioria veio para o Brasil.
Os padres dehonistas eram muito animados para trabalhar. Iniciaram e lideraram, concomitantemente, as obras da matriz de Luminárias, pois a Igreja Velha já estava bastante deteriorada e pequena para atender à comunidade; a Matriz de Ingaí, então capela de Luminárias, pois a primeira havia sido destruída por um raio; a capela de Paulo Freitas, que era uma proeminente vila, por conta da chegada da Estrada de Ferro Oeste de Minas e Rede Mineira de Viação, EFOM, RMV; e ainda a capela do Palmital do Cervo, um antigo povoado rural, dos tempos do império, que hoje está no município de Carmo da Cachoeira. Eles foram bem sucedidos em ambas as obras e no início da década de 50, do século XX, inauguraram e sagraram as quatro igrejas.
Quando Monsenhor Waldyr Henrique Mancini chegou em Luminárias, no início de 1957, a igrejinha branca no alto da montanha estava com suas portas abertas para receber o novo pároco, após 30 anos sem padre residente em Luminárias.
Em seu legado, Monsenhor Waldyr reformou a igreja duas vezes, na primeira delas, na década de 80, trocou as características de arqueadas para linhas retas, quadradas. Apliou os janelões, remodelou a torre e construiu uma nova e ampla sacristia, pintou as paredes de branco, colocou um moderno revestimento com ladrinhos amarelos nas paredes externas, reformou o forro e revestiu as paredes internas com folhas de madeira.
Na segunda reforma, no início dos anos 2000, junto ao então Padre Jésus, a igreja foi pintada de verde, foram construídos os espaços para a Capela do Santíssimo e para a secretaria paroquial, também foi fechada a marquiz, com grades e foi construída uma sala de catequese, em cima da sacristia.
Por fim, nos últimos cinco anos, concluindo em 2022, Padre João Dantas promoveu a maior reforma de todas, desde a construção da matriz. Revestimento interno e piso de granito, retorno do perfil arqueado, com janelas de vitrais, detalhes nos tetos e completa revitalização da torre, com a aquisição de relógios, novo sino e construção de colunas na marquiz.
A matriz sempre foi linda, imponente, majestosa e grande. Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Luminárias sempre foi dignificada por sua bela igreja.
Texto: Professor e Historiador Vinícius Ferreira Batista
Fotos: Professor Vinícius Wilherm de Baskerville , Antônio Antonio Junior e Memorial da Paróquia de Ingaí.
Endereço da Paróquia: Rua Prefeito Antônio Furtado, 15 Centro CEP.: 37240-000 Luminárias/MG
Tel./Fax.: (35) 3226-1117
Email: [email protected]