A EMBAIXADA DE REIS
No nosso caso nos baseamos em elementos simples dessa manifestação cultural: A bandeira, Os marungos ou bastiões, os Embaixadores, os Foliões.
A Bandeira ou Estandarte: Símbolo maior dentro da Embaixada, todos beijam a bandeira e ela representa o nascimento de Jesus e a visita dos três reis magos.
Geralmente a bandeira é um pano colocado num suporte de madeira, com desenhos da manjedoura onde teria nascido Jesus
Durante as festividades dos Três Reis Magos, quem detém a bandeira possui controle perante os demais foliões, esse é chamado de “patrão”. Aí entram os marungos.
Os Marungos vestem roupas coloridas,máscaras e capacetes. Eles são os responsáveis por levar a bandeira para que outras pessoas possam beija-la. Durante os encontros de Folias os Marungos se desafiam em versos, acrobacias dentre outras manifestações. Há quem diga que eles representam os três reis magos, há quem diga que eles distraem as pessoas para que os Três Reis Magos possam fugir em paz após a visita ao nascimento de Jesus.
No caso das Folias de Reis de Luminárias, existem vários códigos que podem ser feitos na posse da bandeira. Caso o Patrão leve a bandeira embora, é necessário que o Marungo peça para o Embaixador cantar algo pedindo para que a bandeira volte para a presença dos foliões. Caso sejam colocadas flores na bandeira, cada Marungo deve recitar um verso para tirar a rosa da bandeira. Caso o Patrão dê um ovo cru, o Marungo deve beber, dentre outros vários códigos.
A folia não deve andar para trás, caso ela esteja indo embora de seu bairro ela não poderá retornar. As vezes isso acontece quando estão mudando de rua.
Os embaixadores e os foliões, são basicamente os músicos que formam a folia ou embaixada e entoam instrumentos e vozes.
Após muitos ensaios, dia 25 de dezembro a embaixada sai de casa em casa com versos, músicas, acrobacias, piadas, palhaçadas, pedindo esmola, pedindo comida etc.
FOLIA DO SÔ ALEXANDRE
A primeira é a Embaixada de Santo Reis, cujos os embaixadores são Gonçalo, Tião Costa, entre outros. A bandeira fica na casa do Alexandre Mariano, os marungos mais famosos são Zé Dinoca, Vicente, Raimundo … Vários sanfoneiros já saíram na Folia do Sô Alexandre, entre eles, Jorge Jacaré, Cláudio, José Maurício. Entre os que fazem a tala, o coro após o refrão, temos o Sr. Vitor “Sirvino”, Tiãozinho, Tibena, Geraldinho. É quase impossível lembrar de todos que já fizeram e ainda fazem parte da Embaixada. Vale ainda destacar que a Folia do Sô Alexandre sempre apresentou excelentes músicos e cantores, chamando a atenção por onde passavam devido a cantoria afinada e harmoniosa.
Embaixada Mirim de Santos Reis
Relato sobre o início da Embaixada Mirim:
“…nós, na época crianças, fizemos uma bandeira de saco de ração, conseguimos elaborar um Marungo e saímos três pessoas, um Marungo , um violonista e um percussionista. No primeiro dia de saída no bairro, mais de vinte crianças se juntaram, chamando a atenção e conseguindo doações , inclusive a instrumentos , como uma sanfona.
Nos primeiros nove dias de viagem pela cidade, a percussão era um balde de minha mãe lavar roupa.
O tiaozinho da lavrinha emprestou uma sanfona para o Fabrício tocar, apareceram outros instrumentos.
Chegamos na casa da Sra Josina.
Ela era dona de uma folia antiga , seu marido tinha morrido. Ele emprestou algumas roupas e adereços que tinham sido do Juca Véio para nossa folia.
Rolou uma aproximação muito forte com a igreja, tocamos na Matriz e doamos metade do dinheiro arrecadado, na época eram 200 reais, para o início da construção da Igreja que tem lá no São Sebastião.
Folia de Reis Filhos do Tinória
Existe também em Luminárias a Folia de Reis Filhos do Tinória, sob o comando do Capitão Delcione, a embaixada participa regularmente de encontros e também animas e festejam Santos Reis pelas ruas de Luminárias e região.