Localizado no Morro do Cruzeirinho, a imagem do Cristo Redentor de Luminárias é o principal monumento cultural do município, situa-se a 2,5km da cidade e destaca-se em toda a região atraindo atenção tanto de luminarenses quanto turistas.
Apesar de relativamente novo, o local em si guarda grande simbolismo para a comunidade local, pois ali já existia há muitos anos um cruzeiro, onde aconteciam diversas celebrações religiosas.
O Cristo Redentor de Luminárias se configura como um dos principais atrativos turísticos culturais de Luminárias e região.
Protegido pela lei 1.283/2017 que conscientiza a importância de praticar um turismo sustentável em nossos atrativos onde é expressamente PROIBIDO:
História e Curiosidades:
No cume deste morro, lá pelos idos de 1946 foi colocada uma cruz de madeira.
Ficou ele então denominado como: “Morro do Cruzeirinho”. Anos depois, mais precisamente em 1985 foi que o então prefeito municipal, Sr. Nagib Francisco Murad decide “encomendar” uma imagem do Cristo Redentor. Neste mesmo ano é aprovada a lei 565 B que autoriza o Município a adquirir e colocar no alto do Morro do Cruzeirinho, a Imagem do Cristo Redentor.
Ela foi transportada de Campinas para Luminárias no ano de 1986. Após uma pausa, em 27 de dezembro de 1992, já no mandato do Sr. Hudson Salvador Vilela a obra foi finalizada, abençoada e inaugurada e com a última reforma em 2020.
Curiosidades: Se você chegou à Imagem do Cristo Redentor no Morro do Cruzeirinho por sua escadaria, subiu 312 degraus. Aproveite a visão, são 360° de uma beleza incomparável. A imagem possui 12 metros sem contar o pedestal. Composta por 134 peças no tamanho de 1.1.00 x 1.20. Seu peso é: vazia 12.000 quilos, e cheia uns 30.000 quilos, mais ou menos.