DISTÃNCIAS :

Entre o Belo Horizonte e Luminárias: 282 km

Entre o São Paulo e Luminárias: 356 km

Entre o Rio de Janeiro e Luminárias: 363km

 

A cidade de Luminárias não possui transporte rodoviário, há grupos de carona que o receptivo turístico da prefeitura pode repassar, basta acessar o WhatsApp : 35 3226 1502.

 

COMO CHEGAR DE CARRO:

Belo Horizonte : BR381 sentido São Paulo. Após passar pela cidade de Perdões, virar à esquerda na MG265, chegando em Lavras, e
de lá percorrer 36 km de estrada asfaltada até Luminárias.

São Paulo : BR381 sentido Belo Horizonte. Após passar a entrada para Campanha seguir mais 23 km, e entrar em Três Corações, de lá seguir para Luminárias (Rodovia para São Thomé), num total de 54 km (23 kmde estrada de terra).

Outra opção é passar por Lavras, o que aumenta em 50 km o percurso, mas o trecho é todo asfaltado até Luminárias. Rio de Janeiro (480 km) BR040 sentido Belo Horizonte, após passar pela cidade de Santos Dumont,
percorrer mais 48 km e entrar à esquerda rumo a Barbacena, de lá pegar a BR265, passando por São João Del Rei, seguindo até a cidade de Lavras, e de lá percorrer mais 36 km até chegar a Luminárias. 

 

 

Luminárias está estrategicamente situada entre os municípios de Carrancas e São Thomé das Letras, na confluência entre o Campo das Vertentes e o Sul de Minas. Integrante da ICR Encantos de Minas e da Rota da Estrada Real e dotada de grande potencial natural e cultural, com ambos ainda conservados, a cidade vem se destacando como um dos mais novos redutos do turismo sustentável de Minas Gerais. Com suas maravilhosas serras repletas de lindas cachoeiras, cavernas de quartzito, rios com corredeiras e piscinas naturais, o município também tem total vocação para prática de esportes de aventura como espeleoturismo, boiacross, corrida de montanha, rapel, trekking, hiking, travessias, observação de pássaros, ciclismo, enduro de regularidade, entre outras.
Além de todo potencial natural, merece destaque também seu rico patrimônio cultural como as Folias de Reis, cavalgadas, modas de viola, as cachaças, queijos e cafés artesanais, o famoso frango caipira com quiabo e o torresmo mineiro preparados no fogão a lenha, além do prato típico da cidade, o macadame.
Luminárias também é destaque na educação, sendo referência na região, e, sem dúvida alguma, sua principal marca é a hospitalidade única do povo luminarense, acolhedor e fraternal.
Entre os principais atrativos turísticos se destacam a “Serra das Luminárias”, que deu origem ao nome da cidade e onde, segundo contam os mais antigos, apareciam pontos luminosos de origem desconhecida.
O munícipio é um local único, mágico e fascinante, de uma energia que rejuvenesce e oferece momentos inesquecíveis.
Vale a pena conhecer a cidade que brilha!