Há um tempo, estabeleceu-se que a instalação da Freguesia dependeria da apresentação de uma casa para a Escola
de Instrução Primária do Sexo Masculino. Muito louvável a exigência de uma Escola para ser elevada à condição de Freguesia, só que era somente para o sexo masculino.
As mulheres não tinham direito à instrução pública nesta época. Os cidadãos Manoel Ferreira Martins, Tenente – Coronel Francisco Inácio de Melo e Souza, Francisco Diniz Junqueira, José Antonio Barbosa e Firminiano Antonio da Silveira doaram a casa, onde funciona hoje A CASA DA CULTURA. Por isto foi chamada por muito tempo de “Casa da Instrução”, onde funcionou Escola, Posto de Saúde, Prefeitura, até ser reformada e abrigar a referida Casa da Cultura de Luminárias situada à Rua Coronel Francisco Diniz, 222, no local também funciona a Biblioteca Pública Municipal Artur Martins de Andrade e o Museu Municipal Professor Carlos Ribeiro Diniz
Por seu valor histórico e arquitetônico, foi tombada como patrimônio histórico, pelo Decreto 010 de 2006, em 12 de abril de 2006.
Fonte : JUNIOR, A. V. G. História de Luminárias. Surgimento da Freguesia Nossa Senhora do Carmo das Luminárias. 1ªed. Lavras: Tipuana, 2013.
Fotos: Coordenadoria de Turismo.